01 de setembro de 2011

My secret…

Têm dias que nada nem ninguém te coloca no prumo, nessas ocasiões só duas coisas resolvem para mim, colo de mãe e bolo de chocolate, como hoje não posso ter o primeiro porque a minha mãe está longe de mim,  passo à vcs a minha melhor receita de bolo de chocolate, essa é para aqueles dias trash total, dias de tpm, de estresse no trabalho,  de fechamento de mês, de brigas, de choro, de desespero, de tormentas, de pânico, de desânimo, etc, etc ,etc, essa receitinha é ideal para te despressurizar naqueles dias em  que vc preferia não ter saído de casa, sei que não é o ideal, que não devemos ver na comida uma forma de conforto mas, na boa, tem dia que não dá, por isso, de vez em quando abro essa deliciosa exceção, esse bolo com colo de mãe é batata, cura qualquer dor e qualquer male, podem experimentar. A receita é da Chocolateria e da Nigella. Enjoy it!

Ingredientes:
400 g de farinha
250 g de açúcar refinado
100 g de açúcar mascavo
50 g de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de fermento
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (sopa) de sal
175 g de manteiga sem sal, derretida e fria
125 ml de óleo de milho (ou outro vegetal)
300 ml de água gelada
3 ovos
142 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
 

 

Cobertura e recheio:
175 g de chocolate meio amargo derretido e frio
200 g de manteiga sem sal (a versão original pede 250 g)
200 g de açúcar de confeiteiro peneirado (a versão original pede 275 g)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel manteiga e unte 2 formas de 20 cm de diâmetro. Em um recipiente grande, misture a farinha, os açúcares, o chocolate, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture os ovos, o creme de leite e a baunilha. Com uma batedeira, misture a manteiga derretida e o óleo de milho até que se misturem, em seguida adicione a água e os ingredientes secos. Misture devagar. Adicione a mistura com ovo, e misture novamente. Coloque nas formas untadas previamente. Cozinhe os bolos por cerca de 1 h no forno a 180ºC e deixe que esfriem em suas formas por 15 min antes de retirá-los.
Costumo fazer meia receita deste bolo, que se acomoda perfeitamente em uma fôrma retangular pequena, tamanho 32x20cm. Para este “tanto” de massa, calcule cerca de 45 minutos no forno pré-aquecido 180 º C. Caso deseje o mesmo visual da foto, faça uma receita inteira de glacê para esta meia receita de massa de bolo.

Cobertura e recheio:
Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria e deixe esfriar um pouco. Em outro recipiente, bata a manteiga até que esteja cremosa, adicione o açúcar – 1 colher de cada vez – e bata novamente até que a mistura fique leve. Em seguida adicione a baunilha e o chocolate e misture. Coloque 1/4 dessa mistura no meio dos 2 bolos e o restante no topo, alisando com uma espátula.

Beijos, Paty
Comentários  |  1
Deixe um comentário

1 Comentário
  1. 01.09.2011

    É fato! Minha carência de mãe estaria praticamente resolvida!!! hehe! Adorei!