24 de julho de 2011

Ainda desacelerandoooo!!!!

Ainda na linha “desacelerando” vale relembrar algumas dicas preciosas para administrar o estresse, não adianta ficar encanado ou entrar naquela onda de que tem que parar tudo, virar monge, zerar e buscar uma outra vida, tudo isso é possível mas, muitas vezes muito mais estressante do que vc aprender a lidar com o seu estresse diário, portanto, não se entregue ou sucumba a ele, simplesmente administre e aprenda a identificar o que te faz bem e o que te faz mal, é isso digo não só em relação a trabalho, mas, em relação a tudo, a trabalho, a atividades em geral, a relacionamentos, hábitos, enfim, tudo que direta ou indiretamente possa te gerar um desequilíbrio e em consequência, o tal do estresse. Não pense que é fácil, é uma batalha diária de observação sua no sentido de entender os seus limites e o que o seu corpo tolera ou não, o lance é saber conviver e tirar o melhor dele e não o pior, eu faço a minha “mea culpa”, sou um ser totalmente pilhado, acelerado  e mega estressado mas, hj, consigo administrar bem melhor do que há 04, 05 anos atrás, antigamente eu pilhava e ficava naquela piração, ficava cega, não pensava, simplesmente estressava, brigava, etc etc etc, até o ponto que pirei de vez e surtei geral, pedi demissão, quis largar tudo e em parte larguei, mudei totalmente de vida, enfim, tudo que manda a ” cartilha dos estressados redimidos” e o que adiantou? Muito pouco, pq os hábitos e opções que me levaram ao pico do estresse continuavam, por isso, é preciso observar e mudar aquilo que te desequilibra e não deixar que o estresse te consuma e te faça pirar.  Como tudo da vida, temos q com o estresse tb aprenda a lidar. Por isso, respeite os seus limites e a sua condição, não se cobre demais, não exija demais de vc e dos outros, respeite as diferenças, tolere, não conte até 10, conte até cinquenta se for necessário, aprenda a digerir, respire, exercite a sua mente e mais ainda o teu corpo, grite qdo quiser, esbraveje qdo precisar mas, volte para o seu eixo, para o seu ponto de equilíbrio. Fácil não é, é um exercício diário mas, vale a pena, ainda estou aprendendo, quem me conhece  sabe que vira e mexe eu dou umas “micro piradas” mas, volto ao eixo e isso hj só acontece pq encontrei formas de enfrentar e administrar o que me tensiona! É isso aí, segue uma matéria bem legal do Mundo das Tribos sobre o estresse e o que podemos fazer para diminui-lo. Enjoy it!

Dicas para desestressar a mente

O estresse é um dos vários males típicos da era moderna. Com tantas possibilidades e formas de se aproveitar melhor o tempo acabamos nos sobrecarregando de tal forma que em um dado momento em que nosso cérebro mal consegue processar alguma informação nova ou sofre um verdadeiro branco. É quando nossa mente dá sinais de que está precisando de um tempo.

Nesses momentos precisamos de um descanso. Uma folga para desestressar a mente já tão atribulada por milhares de tarefas e tempo contado escrupulosamente no relógio. Hora de desacelerar.

Parece impossível, não é? Mas não é o caso. Veja só como conseguir um pouco de paz:

O que fazer para desestressar?

– Faça uma coisa de cada vez: Um dos atributos mais exigidos no mundo moderno é a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas também é preciso entender que o cérebro nem sempre aguenta. De vez em quando é preciso fazer uma coisa de cada vez. Pode ser que a tarefa demore um pouco mais para ser concluída, porém no fim os resultados podem ser melhores.

– Desacelere: Para que ter tanta pressa? Vá mais devagar, respire mais, aproveite mais. Desfrute. As vezes é preciso desacelerar para perceber aquilo que está a nossa volta. Viver com pressa faz mal ao cérebro e também a saúde. Isso vale inclusive para as pequenas coisas: andar, comer, ler. Tente fazer as coisas no seu próprio ritmo.

– Respire: É algo bem simples, porém muito eficiente. Sinta sua própria respiração, mantenha-se atento a ela. Não tem mágica, basta respirar fundo e relaxar. É o primeiro passo para que as coisas possam fluir de forma mais calma ao seu redor.

Alongue-se: Se você associa alongamento aos exercícios físicos e automaticamente fica com preguiça, pode esquecer do assunto pois usarei um termo melhor. Dê aquela espreguiçada lenta e gostosa quando estiver tenso demais. Isso lhe dará mais ânimo, mais disposição e também mais calma.

– Procure a paz: Por pelo menos algum tempo tente fugir dos ambientes caóticos. Procure um lugar onde possa contar com silêncio e não possa ser interrompido com tanta facilidade. Tente esvaziar sua mente das preocupações de costume, tente se concentrar em si mesmo e finalmente relaxar.

– Tenha um momento só para si: É preciso cuidar de si mesmo, mas para isso é necessário reservar alguns minutos. Tenha algum ritual relaxante, que te ajude a descarregar a tensão do dia-a-dia. Pode ser um banho mais demorado, uma massagem nos pés. Coisas simples, mas que proporcionam efeito o bastante para melhorar. São pequenos prazeres que funcionam como um prêmio ao fim de um dia que possa ter parecido tão longo.

– Tenha uma boa noite de sono: Momentos de descanso devem ser aproveitados, portanto não leve seus problemas para a cama. Relaxe e aproveite o máximo que puder para acordar revigorado e pronto para resolver as pendências no dia seguinte em horários e momentos mais convenientes.

– Faça o que gosta: Qual o seu hobby? Procure fazer o que gosta quando estiver em momentos de descanso ou esteja tentando limpar sua mente. Tem quem goste de escrever, de ouvir música, cozinhar, ler um livro ou assistir um DVD. Faça isso por você mesmo. Fazer aquilo que gosta ajuda muito na tarefa de desanuviar a mente.

São coisas simples, mas que podem fazer uma grande diferença no fim. Porém procure fazer disso atos espontâneos e não fórmulas mágicas. Quanto mais espontâneo for, melhor será na hora de desfrutar dessas pequenas coisas.

Beijos, Paty
Comentários  |  0
Deixe um comentário