31 de março de 2018

Gordura corporal, entenda isso.

Percentual de gordura corporal, entenda isso!

É muito comum as pessoas terem como objetivo “trocar gordura por músculo”. Mas esse negócio “bem bolado” não existe.

Eu sempre explico nas minha consultas de que forma funciona o ganho de massa muscular, a perda de gordura, bem como o momento ideal para fazer cada um deles. Vamos entrar brevemente no assunto.

Quando o indivíduo quer ganhar massa muscular, além de obrigatoriamente ser preciso uma rotina de treino adequada, deverá existir um consumo calórico maior do que a sua necessidade. Esse saldo positivo é um dos principais fatores responsáveis pela construção dos músculos, além de muita paciência, pois é um trabalho lento.

Sim, você vai comer MAIS! Assim não fica difícil entender porque não dá pra ganhar massa muscular durante o objeto de emagrecimento, certo?

Quando o indivíduo tem como objetivo emagrecer, deve haver um déficit calórico no seu plano alimentar. Esse saldo negativo é um dos principais fatores responsáveis pelo perda de massa gorda. Você deve comer MENOS!

Daí vem a importância do % de gordura corporal – e da sua precisão. Esse dado nos fornece com mais transparência a real composição corporal do indivíduo, pois com ele temos os dados de massa gorda e massa magra. A partir disso conseguimos determinar os próximos passos a serem trabalhados, estratégia alimentar, atividade física, “necessidades versus objetivos” e decidirmos o que vamos PRIORIZAR. Fazer o milagre da troca ao mesmo tempo infelizmente não dá.

Se o % de gordura estiver acima do recomendado, eu sugiro primeiro baixá-lo. É o caminho mais sensato para posterior ganho de massa muscular. Há uma briga para que durante o processo de emagrecimento consigamos preservar ao máximo a massa muscular sem perde-la, e no trabalho de hipertrofia para que não haja o ganho de gordura simultaneamente. Considero um trabalho de sucesso quando conseguimos minimizar os dois possíveis efeitos negativos durante os dois objetivos.

E qual é o % de gordura ideal?

Depende do seu objetivo. Mas se estamos falando de saúde, nessa tabela temos valores trabalhados para a maioria da população:


Essa classificação é geral e não específica. Outras populações como: pediátrica, atletas e idosos podem ser diferentes!

Existem várias formas de se calcular o % de gordura, sendo a bioimpedância e avaliação física manual (feita com o plicômetro) as mais utilizadas. A segunda é mais assertiva e precisa. Nutricionistas, educadores físicas e médicos estão aptos para realizar a avaliação, procure um profissional e veja como você está!! Beijos Luana Martins. 

Luana Martins @nutricionistaluana
Nutricionista clínica e esportiva. Membro do ISAK – Antropometrista nível 1 – International Society for the Advancement of Kinanthropometry.
Atendimento: Rua Orestes Guimarães, 814. Clínica Livon – 3422-1112.

Beijos, Paty
Comentários  |  0
Deixe um comentário