18 de julho de 2011

Coisa de menina II!! Drenagem linfática manual!! It´s necessary!!

Mais uma dica que vale a pena compartilhar com as meninas: drenagem linfática manual , há três anos eu faço duas vezes por semana e a nível de tratamentos, não tem nada melhor e olha que eu sou daquelas que experimenta tudddddo, já levei choque, congelei, tostei em um forno, fiz gesso, aspirei num aparelho que prometia milagres e só me deixou cheia de manchas roxas, já fiz plataforma, velashape, manthus, enfim, tudo q menciona as palavrinhas mágicas “extermina a celulite” e acreditem, só a velha e boa massagem manual, feita apenas com cremes e as mãos abençoadas da minha massagista Mari é que efetivamente fazem o efeito casca de laranja desaparecer, lógico que é apenas uma drenagem, logo precisamos cuidar da alimentação, ter uma atividade regular e por óbvio muita água pq sem ela, fica praticamente impossível qualquer tratamento fazer efeito!  Segue para  vcs uma matéria que garimpei na internet, bem instrutiva! Enjoy it!

” Massagem melhora a circulação sanguínea e é recomendada no tratamento da celulite.

A drenagem linfática é uma técnica que utiliza a massagem manual para estimular o funcionamento do sistema linfático. Este sistema linfático exerce um papel importantíssimo no organismo, pois constitui uma via acessória pela qual os líquidos podem fluir dos espaços teciduais para o sangue, contribuindo desta forma para manter o equilíbrio e o metabolismo corpóreo.

O principal objetivo, portanto, da drenagem linfática é fazer com que toxinas e líquidos acumulados em excesso sejam eliminados. Por ser um método especializado e dependente da técnica e experiência do profissional, o ideal é que seja realizado por fisioterapeutas ou profissionais habilitados com conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático.

Este tipo de massagem também é muito utilizada no pré e pós-operatório de cirurgia plástica, pois auxilia na redução dos edemas (inchaço). A drenagem linfática também pode ser aplicada sozinha ou somada a outros procedimentos estéticos para potencializar tratamentos da celulite, por exemplo.

Em entrevista sobre o assunto, a esteticista Maria José Costa, apresenta mais detalhes de como a drenagem linfática pode ajudar a conquistar a harmonia corporal. Leia abaixo:
1. O que é drenagem linfática? Como ela é feita?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula e potencializa o bom funcionamento do sistema linfático. Com isso, toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais, responsáveis por inchaços e agravantes de celulite, são eliminados. Ela deve ser realizada com diversos movimentos circulares, bastante precisos e bem suaves.
2. Por que o sistema linfático precisa ser estimulado? Quais os benefícios da drenagem?

A linfa, que circula nos vasos linfáticos, é o líquido responsável pela saída do excesso de água e resíduos metabólicos que ficam nos tecidos entre as células. A drenagem linfática tem por objetivo tornar todo esse processo mais eficaz, aumentando a oxigenação e estimulando a renovação das células. Este processo é de grande benefício para o organismo.
3. Há diferentes tipos de drenagem linfática?

Existem diferentes técnicas de aplicação da drenagem linfática, porém em todas elas, a fim de que se atinja o resultado desejado, os movimentos realizados devem obedecer o fluxo, a sequência e a disposição superficial dos vasos do sistema linfático. Uma técnica muito aplicada é a que utiliza movimentos precisos e lentos partindo de um ponto específico na região a ser tratada, porém contínuos e no sentido do fluxo dos vasos linfáticos associada a aplicação de bandagens na área imediatamente tratada.
4. A drenagem linfática é capaz de modelar o corpo?

A drenagem linfática nada mais é que um estímulo externo ao trabalho natural da linfa. Como falamos, esta técnica ajuda a eliminar o excesso de líquido e toxinas do organismo, que dão a sensação de inchaço. Com a circulação sanguínea mais ativada, o corpo passa a não reter estas substâncias e o resultado é a melhora na vascularização, maior resistência imunológica do organismo e também melhora no contorno corporal.
5. Como a drenagem linfática pode combater a gordura localizada e a celulite?

A má alimentação, estresse, falta de atividade física, cigarro e alterações hormonais contribuem para o processo de retenção de líquidos, que acarreta má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os linfáticos. Quando há problemas de circulação da linfa, a celulite tende a se instalar. A aplicação da drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de líquidos que geralmente está presente nestas áreas, consequentemente contribuindo para a redução da  celulite. A massagem pode e deve ser associada a outros procedimentos estéticos e acompanhada de mudanças de hábitos de alimentação.
6. E contra a flacidez, existe algum resultado efetivo?

Tratar a flacidez de pele não é tarefa fácil. Há, atualmente, algumas opções de tratamento e muita pesquisa científica sendo feita na busca do tratamento mais efetivo. A drenagem linfática, por melhorar a oxigenação e organização das células e fibras de sustentação da área em tratamento pode trazer alguma melhora na aparência da pele. Por fazer tudo isso, podemos afirmar que a drenagem linfática pode contribuir na prevenção da flacidez de pele, pois o organismo consegue produzir um tecido com melhor qualidade nutricional, a  partir da eliminação do excesso de toxinas metabólicas. Porém, ela não recupera a flacidez já existente.
7. A drenagem linfática pode estar associada a procedimentos como o Manthus? Por que?

Sim, o Manthus é uma técnica de ultrassom associada a um estímulo elétrico capaz de reduzir medidas e melhorar o aspecto de ondulação da pele, como celulite e estrias.
8. Com quais outros procedimentos estéticos ela pode estar associada?

Pode ser associada à massagem modeladora, massagem relaxante, pós e pré-operatório, entre outros procedimentos. Vale lembrar que a associação da drenagem a outras técnicas deve ser indicada de acordo com a necessidade do paciente.
9. Durante a drenagem é necessário o uso de um creme para estimular a região que está sendo tratada? Por que?

Não necessariamente. O creme utilizado ajuda no deslizamento das mãos facilitando o procedimento para o profissional que realiza a massagem. A drenagem dos vasos linfáticos e dos tecidos corporais, assim como todo o efeito desejado com ela se dá pela pressão exercida pelos movimentos manuais executados. Por isso, a importância na escolha do profissional que realizará o tratamento é fundamental.
10. Há casos em que a drenagem linfática é contra-indicada?

Sim. Pessoas com histórico de trombose, câncer, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos, pessoas em vigência de processos infecciosos são algumas das situações em que se contra-indica a realização desta técnica. Em caso de existência de doenças ou outras situações em que se tenha duvidas sobre a possibilidade da realização ou não, recomeda-se avaliação médica prévia.
11. Qual o número de sessões iniciais para alcançar o efeito desejado e qual a quantidade de sessões necessárias para manter os resultados, após o tratamento?

Recomenda-se inicialmente sessões 2x/semana, até o total de 10 sessões. Após este período, a paciente deverá ser reavaliada e feitas alterações caso a caso.
Fonte

Maria José Costa – Esteticista da Clínica Aesthera Dermatologia de São Paulo.”

 

Beijos, Paty
Comentários  |  2
Deixe um comentário

2 Comentários
  1. Juliana Moderno
    19.07.2011

    Eu também já testei quase tudo e o melhor resultado sem dúvida, foi com a drenagem linfática!

  2. Lais Mendes
    01.03.2012

    Menina, depois que eu descobri o vela shape (na Montenegro Cirurgia Plástica), nunca mais quis saber de outro tratamento. Minha celulite está bem menos visível. Estou na quinta sessão e mal posso esperar pela próxima.