10 de julho de 2014

Veuve Clicquot… curiosidades e muito mais…#wine and drink for girls

Hi girls,  hoje na categoria wine and drinks for girls quero trazer para vocês um pouco da história da Maison Veuve Clicquot!! A história da Veuve não se resume a apenas um case de sucesso de um dos mais conhecidos champagnes do mundo, tem muito mais curiosidades e detalhes interessantes por trás dessa potência no universo das borbulhas. Para quem não sabe, a história da Veuve Clicquot se iniciou com uma desgraça. Casada com um fabricante de vinhos que aos poucos vinha se firmando na região de Reims, a francesa Barbe-Nicole Clicquot, que até então era uma dona de casa com uma filha bebê sem maiores pretensões, viu a sua vida virar de pernas para o ar quando o seu marido faleceu por febre tifoide. Como não tinha outra forma de sobreviver, mesmo sem entender de negócios, apenas seguindo os seus instintos, a então jovem viúva arregaçou as mangas e assumiu a vinícola da família passando a defendê-la com unhas e dentes. Li há alguns anos atrás o livro que conta da história da viúva Clicquot e ali o autor, Tilar Mazzeo, a caracterizava como um buldogue na defesa de seu território, rss.  Fato é, ela fez da pequena vinícola uma referência isso porque, aos poucos, com os seus vinhos delicados e borbulhantes Barbe foi ganhando o mundo. Em pouco tempo ela se tornou uma das mulheres mais influentes e ricas de seu tempo. Ela além de fundadora de um império no reino das borbulhas virou uma referência, principalmente feminina, quando tratamos de marketing, qualidade de produtos e empreendedorismo. Dizem que ela detinha todo o controle da operação e cuidava de todos os detalhes pessoalmente usando e abusando de sua intuição.

File:Veuve Clicquot Ponsardin (logo).jpg

 

Outra curiosidade legal é que foi a Barbe que inventou o riddling rack (inclinação gradual das garrafas até a vertical), que permitia o dégorgement (degolação, eliminação) de restos de levedura e sedimentos do vinho num processo de purificação da bebida, produzindo o champanhe tal como se conhece hoje. Barbe-Nicole morreu em 29 de julho de 1866, aos 89 anos, em seu castelo em Boursault, vale do Marne sem nunca ter se casado.   Ela certamente mudou o cenário dos negócios na França e no mundo e como mulher e empreendedora deixou várias dicas para nós, um viva para Barbe, a Veuve Clicquot, pela sua audácia, coragem, persistência!!  Abaixo algumas lições da Barbe que são super úteis até hoje.

0,,35855960,00

Por fim, outra curiosidade interessante sobre a Veuve Clicquot, a Maison recentemente noticiou a sua primeira Cave submarina. Foram mergulhadas  350 garrafas de Champagne no Mar Báltico. A idéia é testar a evolução do Champagne em condições submarinas já que em 2010 foram encontradas 46 garrafas de Veuve Clicquot nos restos de um navio naufragado no Mar Báltico, entre Finlândia e Suécia, do primeiro terço do século XIX e, de acordo com o chef de cave Dominique Demarville, o Champagne estava incrivelmente fresco e jovem. Por isso, a idéia da Cave Submarina. No lote atual que ficará submerso estão 100 garrafas de Veuve Clicquot Yellow Label (Brut), 100 de demi-sec, 100 de Vintage Rosé 2004 e 50 garrafas magnum (1,5 litros) de Yellow Label brut. Um lote idêntico repousa nas caves da Veuve Clicquot pois a ideia é comparar como os Champagne evoluem nestas condições de temperatura, pressão e ausência de oxigênio pelos próximos 50 anos. Super interessante não acham?? Certamente a Barbe estaria orgulhosa dos seus gestores com mais essa inovação. Testes com vinhos armazenados sob o mar não são novidades. Champagne Cristal, o Château Larrivet Haut-Brion, a vinícola chilena Ribera del Lago também submetem seus vinhos a estas condições.

 

Fotos/imagens:reprodução

Beijos, Paty
Comentários  |  1
Deixe um comentário

1 Comentário
  1. 10.07.2014

    Uma aula sobre Champagne! Amei Paty <3
    Beijo grande
    Helo Müller