11 de outubro de 2012

Delícia para o feriado ….

Girls, feriadinho +  dia das crianças não podia resultar em outra coisa a não ser nessa receitinha de cupcake de nutella, espero q vcs gostem, vou testar a receita esse finzinho de semana!!! Depois posto p vcs fotinhas e opiniões sobre o resultado. Bisou, bisou!!

Cupcakes de chocolate
Receita por The Pioneer Woman.
Rende: 18 cupcakes.

2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de cacau (não niveladas)
225g (1 xícara) de manteiga
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de buttermilk
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Faça o buttermilk e ligue seu forno em 180˚C.
2 – Derreta a manteiga em fogo baixo, em uma panela pequena, tipo de miojo, sabe? Quando estiver líquida, acrescente as quatro colheres de sopa de cacau não niveladas.
3 – Acrescente a água fervente e aumente para a chama média. Quando começar a borbulhar, espere 30 segundos e então retire a panela do fogo. Reserve enquanto prepara o resto.
4 – Em uma tigela bem grande, peneire a farinha, o açúcar e o sal juntos. Em outra tigela, bata os ovos e acrescente o buttermilk, o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha, mexendo bem.
5 – Derrame a mistura do cacau em cima dos ingredientes secos e mescle com uma espátula, “dobrando” a massa sobre ela mesma. Essa é uma técnica de confeitaria que evita movimentar agressivamente os ingredientes, o que poderia liberar mais glúten e perder a textura fofa da massa.
6 – Quando estiver homogêneo, derrame a mistura líquida, repetindo o mesmo processo. O resultado final é bastante líquido, mas fique tranquila, é normal e você não fez nada de errado.
7 – Divida entre as forminhas de papel e leve ao forno por 22 minutos. Estão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo.

Recheio
130g de chocolate meio amargo, com 55% a 70% de cacau
70g de creme de leite fresco, com mais de 35% de gordura
50g de avelãs com ou sem casca
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 – Pique o chocolate meio amargo e misture o creme de leite. Enquanto isso, coloque uma panela com 2 xícaras de água para ferver. Caso tenha comprado avelãs sem casca, pule a parte de removê-las.
2 – Prepare uma ganache: leve ao microondas em intervalos de 20 segundos, mexendo todas as vezes que retirar. Na terceira ou quarta vez, é provável que o chocolate já tenha derretido. Caso ainda existam pedacinhos, não precisa esquentar novamente, é só mexer bastante que ele irá derreter com o calor que ainda está ali. Reserve.
3 – Agora, provavelmente a água estará fervendo. Acrescente o bicarbonato e a água vai borbulhar. Derrame as avelãs na panela e deixe ferver por 4 minutos. Enquanto isso, prepare uma tigela com água e gelo.
4 – Remova as avelãs e imediatamente transfira-as para a tigela gelada. Você pode descascá-las ali mesmo ou, como eu, transferir para uma toalha de cozinha e esfregar com força até que toda a casca saia. Algumas foram insistentes, mas não faz mal.


5 – Assim que estiverem sem casca, pique-as em pequenos pedacinhos e misture à ganache de chocolate. Espere esfriar antes de rechear os cupcakes.

Cobertura
Buttercream de merengue italiano
1/2 xícara (140g) de nutella em temperatura ambiente

1 – Faça o buttercream como manda a receita. Ao fim, acrescente a nutella e bata até que fique uniforme.

Receita e fotos:reprod/cupcakeando

Beijos, Paty
Comentários  |  0
Deixe um comentário