22 de julho de 2011

E viva a gastronomia!!

Santa Catarina está respirando gastronomia neste mês de julho, estamos com diversas festas típicas, vários festivais de gastronomia fervilhando em várias cidades… Joinville, Blumenau, nas praias, enfim, uma loucura. Para mim a gastronimia tem vários significados, é prazer, é experiência, é descoberta, é saúde, equilibrio,  enfim um misto de coisas agradáveis.Amo bisbilhotar novos utensílios de cozinha, experimentar novos pratos,comprar livros, ver programas de tv, inventar umas coisas diferentes, receber os amigos em casa para compartilhar um bom prato enfim, considero uma curtição total.  Nos primeiros posts passei receitas de fondant e de sandubas e sucos light, hj, passo algo mais elaborado, já fiz esse prato em um jantar aqui em casa e foi adesão total, todossss gostaram, por isso, replico à vcs!! É  uma opção leve e ao mesmo tempo saborosa, para mim esse prato representa um pouco do que eu entendo por  gastronomia: o prazer de misturar, experimentar e se apaixonar!

” Ratattouile

Para duas a três porções bem servidas, você vai precisar de:

– 1 berinjela
– 1 abobrinha
– 1 tomate sem pele e sem sementes
– 1 pimentão vermelho
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– 50 ml (aproximadamente) de azeite extra-virgem
– Sal e pimenta a gosto
– Temperos variados: folhas de tomilho fresco, manjericão, salsinha, cebolinha. Ou “ervas de provence” frescas, que você encontra em pacotinhos prontos no supermercado, para manter a receita tradicional.

Fatie os legumes em tiras grossas. Os tomates e as cebolas podem ser cortados em quatro. O alho, apenas ao meio. Leve cada tipo de legume para grelhar de cada vez (não coloque todos juntos), pois cada um tem um ponto certo de cozimento. Procure deixar todos “al dente”, o ponto em que você sente uma certa resistência ao morder, mas o alimento já está cozido e macio.

Após os legumes grelhados, corte todos em cubos de mesmo tamanho, exceto o alho, que deve ser picado em tamanho bem pequeno, quase amassado, para se “perder” no tempero. Misture-os e tempere com sal, azeite e os temperos frescos. Deixe-os “descansar” por meia hora, para que todos os temperos se agreguem aos legumes.

A melhor opção é servi-lo em temperatura ambiente, mas pode também ser quente ou frio (nunca gelado). O ratatouille se conserva bem em geladeira por alguns dias. Acompanha bem qualquer carne e é uma excelente alternativa para substituir os acompanhamentos mais calóricos.

*Receita originalmente publicada no blog Centauro Mulher.

Beijos, Paty
Comentários  |  0
Deixe um comentário